bio

Bruno Lopes (multih), natural de Aveiro, tem vindo a desenvolver a sua formação em diversos cursos e workshops, tanto em Portugal como em Espanha.
A nível nacional, recebeu formação a nível performativo com Dora Bernardo (actriz, encenadora e directora de voz), Nuno Tavares (Kopinxas e Projecto Anagrama) ou Nuno Veiga (actor, videasta, sonoplasta e realizador), com quem explorou técnicas de performance e representação cómica.
Em Espanha, teve como formadores Pablo Ibarluzea (The Gazpacho Brothers, Mangiare Theatre Company, vagaMUNDI, YINdeYAN) e Pablo Pundik (Liga de improvisação de Madrid, Teatro Asura, Bont Clown School, Festival Internacional de Clown de Madrid), com quem desenvolveu e aperfeiçoou técnicas e a metodologia Clown. Ainda em Espanha, marcou presença no Festiclown 2009, em Vigo (formadores participantes: Jango Edwards, Phillipe Gaullier, Leo Bassi e Anton Valén, entre outros), e esteve ainda na EJC 2009 (European Juglling Convention), em Vitória-Gasteiz. Já no ano de 2010, recebeu formação que lhe conferiu o estatuto de formador de Yoga do Riso, com Sabrina Tacconi.
Paralelamente, Bruno Lopes possui formação musical, em guitarra clássica e percussão, e em técnicas de composição e interpretação musical, sendo performer autodidata em contra-baixo, guitarra-baixo, guitarra portuguesa, bandolim, melódica e gaita-de-foles. Cruzando a formação adquirida com o espírito de auto-aprendizagem, tem realizado diversas experiências ao nível da construção de instrumentos.
Bruno Lopes é elemento da Teatrus Creative Team, com quem desenvolve todo o tipo de trabalhos dentro das áreas da performance e da animação, com especial incidência nas identidades Clown: Forró, uma personagem musical que trabalha em dupla, numa performance desenvolvida e vocacionada para crianças de todas as idades; e, uma personagem recentemente criada, de seu nome Peewee, um Clown atrevido, brincalhão e provocante, cujo trabalho se dirige a uma faixa etária mais vasta e com outro nível de abordagem.
Como formador, ministrou até aqui workshops em eventos e instituições tais como o Spring Break Festival, o Festival Andanças, a APPC (Associação do Porto de Paralesia Cerebral) ou a FPCEUC (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra). Além da área performativa, Bruno Lopes ministra ainda formações de construção de instrumentos alternativos, artes plásticas e vídeo.